Sobre

O objetivo dos cursos da Ubuntu é dar o máximo de ferramentas para que o analista possa atuar na clínica, na forma mais versátil possível e em consonância com os mais recentes desenvolvimentos teóricos.

 

Atravessando as rivalidades entre escolas psicanalíticas, assim como fez o psicanalista André Green, que calcou sua busca teórico-clínica na organização em torno da tradição das grandes escolas pós-freudianas, para uma psicanálise "pós-escolas”, acreditamos que como analista engajado que era, faz-nos desejar essa busca por criar um sistema de transmissão que se coadune com essa visão engajada do analista moderno e responsável. Tradição e inovação, um ímpeto de Green, também esperamos que seja a força do ímpeto da nossa Formação, que além de passar pelas escolas lacaniana, bioniana, kleiniana, e winnicottiana, buscará a dimensão profunda da psicanálise freudiana.

 

O nome Ubuntu é de origem africana, e designa resumidamente algo em torno de humanidade, aliança. É essencial hoje para a Psicanálise fortalecer seu caráter pedagógico sobre e para o humano, e o caráter cada vez mais iminentemente político, de acolhimento, e busca fraterna na aproximação das diferentes singularidades. Fortalecimento dos vínculos de amor e conhecimento!

 

Acolhimento da cultura e através da cultura!

 

Ubuntu também remete ao desconhecido dentro de nós, convocando o unheimlich freudiano, isto é, o estranho familiar, o inquietante, ou também aquilo que recusamos saber, conhecer, entrar em contato.

 

Dada a origem africana do termo, constata-se que um chamamento de algo da África através desta significante palavra, faz-nos evocar aquilo que a grande maioria dos povos se recusa a conhecer e reconhecer. Algo de uma Terra-Mãe negligenciada e abusada. Negamos, fazemos de conta que este vasto continente não existe.

 

A escuta psicanalítica moderna pode e deve considerar as diferentes configurações de cultura, nação, etnias, e outros, no que se refere aos sofrimentos e traumas singulares de cada uma dessas particularidades, assim como um olhar para suas potências, utilizadas ou não. Inclusive o brasileiro em sua singularidade traumática, de uma história marcada pela escravização e pela ditadura (ainda presente de forma escamoteada).

 

Esta é a ética a que a Psicanálise deve se filiar, e que a filosofia deste curso corrobora, buscando promover de formas práticas ações que integrem esse desejo e objetivo.

 

Além dos cursos propriamente ditos, haverá palestras regulares e eventos singulares, que apontarão para unir a vertente da clínica a um conhecimento mais abrangente do humano.

 

Posteriormente, de acordo com as premissas e ideal para uma formação de um psicanalista de acordo com Freud, abrangendo “ramos de conhecimento distantes da medicina” incluir-se-ão aulas de Filosofia para psicanalistas, História, Mitologia,  Ciência da Literatura, Bases de outros autores da Psicologia geral e Psicopatologia, além de Neurociências, e de grupos de estudos diversos.

 

Em relação à nossa história como país, para a Ubuntu, trataremos disso com uma grande responsabilidade que não podemos nos furtar.

Sejam bem vindos ao futuro. Bem vindos à Ubuntu. 

 

16-991786023 - Whatsapp

©2020 por Ubuntu Psicanálise. Orgulhosamente criado com Wix.com

Ubuntu Psicanálise Formação Continuada

CNPJ    39.243.010/0001-93